segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Resumo da primeira aula

Tivemos a primeira aula do curso de teoria musical no último sábado as 9h. Os temas abordados foram os iniciais. O que é Som, diferença entre sons, o que é musica, sua representação grafica. Acompanhe um breve resumo da última aula.

MÚSICA
Música é a arte de expressar nossos sentimentos através dos sons e a Teoria é o conjunto de conhecimentos que propõe explicar, elucidar e interpretar o que ocorre nesta atividade prática e é uma importante ferramenta na formação de conceito, metodologia de estudo, maneira de pensar e entender o que fazemos. É a parte científica do estudo da música.

É bom saber que a Teoria só fará sentido se puder ser aplicada na prática, pois a teoria sem prática é como fé sem obras.

Portanto, música, além da ciência dos sons, é Arte e Criatividade, e apesar de todo o conhecimento teórico, o som, princípio básico da existência da música, é gerado pela prática. Enfim, a prática e a teoria devem caminhar juntas.

Frequência
Todas as notas musicais são identificadas e caracterizadas por sua freqüência de vibração. Quanto maior esta freqüência, mais agudo fica o som. Quanto menor a freqüência, mais grave o som fica. Existe um padrão de freqüências para que todos os instrumentos fiquem com todas as notas afinadas e em sincronia. A afinação padrão universal é de 440Hz para a nota LÁ4. Temos uma tabela de cada freqüência das Sete notas fundamentais em oito oitavas.(ver tabela)


Representação Gráfica

Partitura
Trata-se da padronização da grafia das notas musicais e o tempo de execução de cada nota. A mais completa forma de representação gráfica de música. É grafada em um conjunto de cinco linhas horizontais paralelas entre si.


Para estas cinco linhas existem três armaduras de claves que comportam todas as 88 notas musicais.As claves indicam em que posição está a nota a ser executada ou o acorde. A Clave de sol é para os instrumentos com maior altura (notas altas), a clave de Dó é para instrumentos altura média, a clave de fá é para instrumentos de altura baixa (notas Graves). Apesar de existirem estas três, as mais usadas são a Clave de Fá e a Clave de Sol.(Ver representação)


Cifra
Existe também uma outra forma de representação gráfica da musica. São as cifras. Ao invés de símbolos as cifras utilizam letras. Pelo padrão de afinação e por ser a primeira tecla do teclado de um piano a primeira nota representada nas cifras é o Lá através da letra A.
A – Lá,    B – Si,     C – Dó,     D – Ré,     E – Mi,    F – Fá,    G – Sol
 

Por não ter referência a ritmo as cifras são usadas para a harmonia (acordes) e não melodias.
 

Apesar de a partitura grafar todas as notas e as cifras apenas os acordes ambos são importantes para conhecer, pois na caminhada musical ambos as formas serão grafadas para compreensão e conhecimento de uma música. Neste curso não faremos exercícios para a leitura e execução instantânea, apenas um aparato para o entendimento de ambas as formas gráficas de música.

Tabela de notas

Esta é a tabela de notas e suas freqüências:


Cada uma das notas tem uma frequência expecifica e a mesma nota na oitava superior corresponde ao dobro da nota anterior.

Claves para visualização

A partitura só representará alguma coisa se estiver baseada em uma das claves. Atualmente na música temos 3 claves conforme a figura abaixo:
Apesar de existirem as 3 claves as mais utilizadas são a de Sol e de Fá. A clave de sol é conhecida por este nome porque o circulo do simbolo da clave indica onde está o sol na partitura. Note que encontra-se na segunda linha de baixo para cima. A clave de fá é conhecida por este nome pelos dois pontos indicarem onde se encontra o fá: para tanto temos a seguinte situação de notas:


Note que o "dó" mais agudo da clave de Fá é o "dó" mais grave da clave de Sol. Desta forma podemos dizer que a clave de Sol é a continuação da clave de Fá. As notas não restringem-se apenas uma oitava. Podem haver mais notas de acordo com esta sequencia tanto para mais quanto para menos.