segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SEGUNDA AULA

Tivemos a segunda aula do nosso curso. Conteúdo ministrado foi intervalos, escalas e armadura de claves. Confira:


Intervalos
Existe uma padronização de distâncias entre as notas musicais. Estas distâncias são denominadas de intervalos. Os intervalos determinam quão longe uma nota está de outra. A padronização de intervalos para construção de escalas é de SEMITOM & TOM.

Semitom: O semitom é a menor distância que existe entre duas notas na música ocidental. (Na música oriental eles trabalham com um quarto de tom, coma e até o cent.)

Tom: O tom é a soma de dois semitons. Apenas isso.

Para a repetição de um ciclo (uma oitava) nós temos Seis TONS e consecutivamente 12 SEMITONS. A Visualização disto é fácil através do braço do violão ou do teclado de um piano.


Sinais de alteração
Os sinais de alteração servem para modificar a entoação das notas naturais (representadas pelas teclas brancas do piano), podendo ser elevadas ou abaixadas (saltando para as teclas pretas do piano que representam as notas alteradas).

Os acidentes são representados pelos seguintes símbolos:
# - SUSTENIDO – eleva meio tom a nota musical representada.
b – Bemol – diminui meio tom a nota musical representada.

Escalas
A partir das diferenças de freqüências de cada uma das notas musicais é possível determinar conjuntos de notas que tenham relações entre si. Esta relação pode ser aleatória, mas sempre seqüencial. As escalas são conjuntos de consecutivas, sem repetições começando e terminando na tônica e guardando entre si, geralmente, o intervalo de tom ou semitom (podem haver intervalos de mais de um tom). Qualquer um pode fazer uma escala, desde que ela tenha um ciclo de repetição. No padrão gráfico musical é usada sempre a Escala Diatônica maior também chamada de Escala maior.

Escalas Maiores
Quando falamos em escala maior ou menor (ou modo menor ou modo maior) referimos as escalas diatônicas. São elas que, na música ocidental, definem a tonalidade (sistema em que as notas predominantes numa música pertencem a uma escala maior ou uma menor e por isso tonalidade maior ou menor). A nota tônica dará o nome à tonalidade.
A escala diatônica maior básica é a de Dó. Ela não tem sustenidos nem bemóis. A partir dela, matematicamente podemos escrever todas as escalas subseqüentes. Baseados no intervalo entre as notas. (confira o gráfico).

A formula para construção de escalas fica da seguinte forma

 -- TOM -- TOM -- SEMITOM -- TOM -- TOM -- TOM -- SEMITOM --
(cada traço representa uma nota e os intervalos entre uma e outra estão representados)
A partir disto podemos formular todas as escalas. (Veja tabela)

Armadura de Clave
Como você deve ter percebido nas escalas de Lá, Mi, Si temos muitos sustenidos. A armadura de clave trabalha com os sustenidos e bemóis, chamados aqui de “acidentes” fixos. Sempre que você tocar na escala diatônica as notas acidentes serão as mesmas para esta escala.Na escala de Sol temos o Fá Sustenido. Ao invés de colocar em cada "fá" o sustenido ao lado, ao lado da clave colocamos um sustenido na linha ou o espaço que simboliza a nota sustenida.  Por exemplo, se eu coloco um sustenido(#) no fá(5º linha), todos os fás, independentemente da linha em que se encontram, serão sustenidos(#).O mesmo ocorre com os bemóis. 


veja alguns exemplos

Nenhum comentário:

Postar um comentário